quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Arte e Arquitetura


Uma das coisas que aprendi nessa vida: saber olhar ao redor. Nada do que nos cerca foi feito sem um propósito, sem algum motivo aparente. Uma lição disso está no filme Osca Niemeyer - A Vida é um Sopro, que nos brinda com um pouco da genialidade deste grande arquiteto e, porque não, um grande pensador. Fica a dica e a proposta, qual a arte escondida na paisagem por onde você passa? E como diz o personagem do filme: "Quando me encomendam um edifício público, tento fazê-lo lindo, diferente, que gere surpresa. Porque sei que os mais pobres não vão desfrutar nada, mas podem parar para vê-lo e ter um momento de prazer, de surpresa. É essa a forma como a arquitetura pode ser útil", afirma Niemeyer. Mais sobre o filme e as obras aqui.

Grande abraço.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008



No dia 19 de setembro, aproveitando a semana farroupilha, nossa escola realizou uma gincana voltada para a tradição gaúcha e a história de nosso estado, contando com a ampla e belissíma participação dos alunos, que fizeram bonito e mostraram que cultura não falta em nossa escola.
Entres outras brincadeiras, os alunos cantaram músicas tradicionalistas, declamaram poesias sobre o nosso estado e responderam a perguntas sobre as curiosidades do Rio Grande do Sul.
Abaixo, algumas das curiosidades reveladas nas tarefas da gincana:
  • O que significa a cor vermelha na bandeira do Rio Grande do Sul? O sangue dos farrapos.
  • Uma lenda genuinamente gaúcha? Negrinho do pastoreiro.
  • Quando começou a revolução farroupilha? No dia 20/09/1835.
  • Onde fica a casa de Anita Garibalde? Em Laguna, Santa Catarina.

Publicação Bianca - Jornal Riachuelo.

Luiz e as Baladas!

Semana Farroupilha na Escola Riachuelo!










O ORGULHO DE SER GAÚCHO MOSTRADO PELAS CRIANÇAS DA ESCOLA RIACHUELO.

Desfile de 7 de setembro, Escola Riachuelo.

Pura Beleza! A escola Riachuelo fez s seu desfile
mais mágico de todos, com um banho de cultura, apresentou à comunidade sua força que vem da forte união da direção e do aluno.


















Publicação Jornal Riachuelo Ano II - N° 10 Novembro 2008.