domingo, 7 de outubro de 2007

Vestibular X Universidade

Hoje o vestibular é visto pelo aluno como uma das formas de exclusão ao meio universitário. A maioria dos alunos que cursam o Ensino Médio pensam somente na aprovação, com uma nota mínima para atingirem a média e receberem um certificado de conclusão. Vêem o vestibular como algo utópico. Então, pergunto: o que fazer para mudar essa realidade?

Uma nova forma de avaliação durante o Ensino Médio e o destino da maioria das vagas nas universidades públicas aos alunos de escolas públicas com as notas mais altas, e um percentual de vagas nas particulares ( com bolsas) para esses alunos seriam algumas sugestões. Os alunos que tivessem as melhores notas, em todas as diciplinas, ocupariam as vagas nas universidades. Como se fosse um ENEM, porém, avaliado desde o 1o. ano do E. Médio.

Certamente, o aluno seria motivado a estudar e a ler. Teriamos um ensino de melhor qualidade e muito mais justo e inclusivo.

3 comentários:

emlisboa disse...

Vestibular
Agora a partir da semana que vem, após o feriadão, foi disponibilizado pela direção da escola, espaço na biblioteca, com acompanhamento da prof. Marilda Lisboa, das 14 às 16h. grupos de estudo para vestibular, para os terceiros anos da manhã. Temos 20 vagas, increvam-se com a Manu da 301.
Logo disponibilizaremos outro grupo no vespertino com disciplina de física e matemática com o prof. Alessandro Bucussi. Acelera que o vestibular tá ai!!!!!!!!!!!!ainda dá tempo! bjus da dire.

Anônimo disse...

A ídéia do grupo de estudos rolou mesmo, assim como as oficinas direcionadas ao ENEM.Agora,chegou a hora do vestibular...O projeto Gabarito, realizado por um grupo de professores no vespertino das 17h30 às 19h, traz dicas para o vestibular nas diversas disciplinas.Veja cronograma no mural da escola ou fale com Prof. Alessandro ou prof. Ana Beatriz

Ana Beatriz disse...

Parece mentira, mas não é...Felizmente, estamos chegando perto do que sugeri há dois anos atrás em "Vestibular x Universidade", ou seja, o fim do vestibular...Esse é o caminho para melhorar a qualidade no ensino e também a possibilidade de nossos alunos, do ensino público, de entrarem em uma universidade privada ou mesmo pública.