segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Para conhecer um pouco mais da profissão de jornalista

Galera, esse post vai para aqueles que querem saber um pouco mais sobre a minha profissão. Algumas curiosidades e alguns fatos da área, que alguns filmes conseguiram "imprimir" de uma maneira especial e significativa nas telonas:

>> Todos os Homens do Presidente (1976): trata do escândalo de Watergate, ocorrido em Washington, em 1972, que veio a ganhar as primeiras páginas dos principais jornais do mundo. Com Dustin Hoffman e Robert Redford.

>> Nos Bastidores da Notícia (1987): Jane Craig (Holly Hunter) é uma produtora de TV obcecada pelo trabalho, que tenta manter o alto padrão de qualidade do telejornal onde trabalha. Ela acaba se apaixonando pelo âncora do jornal, que era tudo o que ela mais odiava em termos de homem da notícia. Seu amigo, que tem uma paixão secreta por Jane, é o único que acompanha tudo de perto. Recebeu 7 indicações ao Oscar, incluindo Filme e Diretor.

>> Cidadão Kane (1941): Ok, pode parecer muito antigo, mas é considerado pela American Film Institute (AFI) como um dos melhores filmes já produzidos. Cidadão Kane é supostamente baseado na vida do magnata do jornalismo William Randolph Hearst e conta a história de Charles Foster Kane, um menino pobre que acaba se tornando um dos homens mais ricos do mundo.

>> Boa Noite, e Boa Sorte (2005): Edward R. Morrow é um âncora de televisão que entra em confronto com o senador Joseph McCarthy ao expôr as táticas e mentiras usadas por ele em sua caça aos supostos comunistas. Inicia-se, então, um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada televisão nos Estados Unidos. Com George Clooney e Robert Downey Jr..

>> O Solista (2008): Essa vai com carinho para quem gosta de música também. Drama baseado em fatos reais sobre o redentor poder da música. Na história, o jornalista Steve Lopez (Robert Downey Jr.) descobre por acaso a existência de Nathaniel Anthony Ayers (Jamie Foxx), um ex-estudante da universidade Julliard e prodígio em música clássica, que agora se vê na condição de sem-teto e passa os dias tocando violino e violoncelo nas ruas de Los Angeles.

Nenhum comentário: