sábado, 11 de julho de 2009

ESTILOS - Rock

Por: Maylane K.

Existem vários estilos de Rock. Hoje em dia, as pessoas que não curtem rock chamam a pessoa que usa "preto" de "emo"... Mas não é bem assim!
Existem vários estilos tais como: gótico, metaleiro, punk, emo, que são os mais comuns. Vou falar um pouco desses estilos, pra esclarecer qual a diferença entre cada um.

Começando então com o punk rock:
Caracterizado por letras satíricas com críticas políticas e sociais, o estilo musical foi criado nos anos 70, tendo como influência bandas como ‘’ Sex Pistols’’, ‘’Offspring’’, ‘’ Ramones’’ entre outras. Muitos punks usam moicanos e andam em grupos. A partir do fim da década de 1970 o conceito de cultura punk adquiriu novo sentido com a expressão Movimento Punk, que passou a ser usada para definir sua transformação em tribo urbana.

Gótico: Este movimento cultural e artístico desenvolve-se durante a Idade Média e prolonga-se até ao advento do Renascimento Italiano em Florença. A subcultura gótica abrange um estilo de vida, estando a ela associados, principalmente, gostos musicais dos anos 80 até o presente, estética (visual, "moda", vestuário, etc) com maquiagem e penteados alternativos (cabelos coloridos, desfiados, desarrumados) e uma certa "bagagem" filosófica. A música se volta para temas que glamorizam a decadência, o niilismo, o hedonismo e o lado sombrio. A estética sombria traduz-se em vários estilos de vestuário, desde death rock, punk, combinações dos anteriores, essencialmente baseados no negro, muitas vezes com adições coloridas e cheias de acessórios baseadas em filmes futuristas no caso dos cyber goths.

Emo: A versão mais aceita para o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum Rocknroll e a revista de Skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de "hardcore emocional". O gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos, trajes listrados, Mad Rats, Cabelos Coloridos e franjas caídas sobre os olhos. Existe também a categoria "Emo Fruits", que foi baseada numa moda do Japão, de onde eles tiram referência de roupas e cabelos. A palavra "Emo" é vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial.
Heavy metal ou metaleiros:As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple atraíam grandes audiências. Sonoramente o heavy metal se caracteriza por riffs pesados, bateria marcada por tons graves, secos e retumbantes, vocais característicos diversos que vão do agudo, agudo melódico, aveludado, rasgado ao grave gutural, e solos de guitarra complexos. As músicas se alternam das mais diversas formas com levadas rápidas, lentas, cadenciadas, ininterruptas, com pausas, sem pausas e com palhetadas precisas. O heavy metal é um dos vários subgêneros surgidos a partir do rock and roll. As letras do heavy metal utilizam-se de uma diversa gama de temas que vão de protestos contra elementos repressores da sociedade, ocultismo, satanismo, depressão, tristeza, solidão, raiva, medo, o lado obscuro do ser humano, o bom humor, a alegria, a injustiça.

Um comentário:

Angelica disse...

bom post! Quando eu era jovem, eu ouvia punk. Eu gostei dos Ramones, Sex Pistols, e bandas de rock. Eu tive meu cabelos coloridos e minha mãe não gostava. Foi muito divertido! Eu amo a juventude. Saudações a todos!