quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Na mais do que a pura verdade...

Participei desse projeto durante um bom tempo,conheci muitas pessoas e aprendi tudo e mais um pouco do que se tinha para aprender dentro da escola.

Já contribui um bocado pra mudar a cara e a voz da mídia dentro da cidade de Capão da Canoa,tentando imprimir uma face jovem e renovada para opinar e levantar questões que evidenciassem maturidade na geração atual.

Exatamente: TENTEI, mas isso não significou que eu tive grandes êxitos, com isso. Porquê não? Minha idéia era que isso fosse construído em grupo, mas como cada um tinha o umbigo maior que o outro e poucos davam o braço a torcer DE VEZ EM QUANDO a coisa nunca ia pra frente.

Confesso que fui ousado demais pela minha posição,afinal era novo no projeto e todos aqueles pormenores que muitos nunca deixaram de jogar na minha cara, mas e os antigos e operantes: por que razão não tinha o mesmo espírito? Por que não eram apaixonados ou pelo menos conscientes do mundo que faziam parte e da ferramenta que tinham em mãos?

Não era só um mecanismo de tocar música de vez em quando na escola ou um lugar pra matar aula, o projeto era uma forma de criar uma possibilidade de crescimento social em quase todas as gamas possíveis e até inimagináveis.

Só que poucos tiveram essa visão e eu falo por mim,pois aqueles que tiveram a mesma visão sabem o que digo.

Sei que é um bocado estranho em plena alta estação ser lançado um texto desse gênero aqui... Não posso fazer nada se um dos meus maiores traços sempre foi a "loucura"(leia-se disposição) mas achei que fosse a hora e momentos mais tranquilos para fazer esse anúncio público (embora isso não signifique nada mais):Desligo-me inteiramente do Projeto de Comunicação Riachuelo.

Faço isso depois de ter vivido muitos conflitos,de ter visto que o que importa no fim das contas aos que com má vontade e desleixo disseram-se membros é aparecer e que só restou aos de boa vontade a zombaria e desprezo de toda uma comunidade. E não pense que não enxergo minha culpa dentro disso,afinal foi o que mais fiz: assumir meus erros em lugar dos que nunca se dispuseram a assumir os próprios.

Agora fico convicto de que cada um tem que seguir seu devido rumo e que dificilmente um projeto social que envolve a mídia vá dar resultado sem a explicação da função da informação. Sorte minha ter em mim já algum conceito do que é comunicar antes do conceito da facilidade de aparecer por qualquer coisinha que foi a "arte" mais aprendida aqui.

Não queria que fosse assim,porém acho que é necessário que eu,já que sou bastante maculado nesse meio,diga algo que não é muito trivial: a verdade. E a verdade é que não existe mais um pingo sequer do objetivo principal,tudo rumou para o desleixo e desinteresse.

Espero que essa nova geração assuma bem a nave Riachuelo e consiga reformar alguma coisa e que não repita o erro grosseiro de colocar o ego antes do cérebro e coração, como eu e outros mais do que eu fizeram, resultando em ataques virtuais e (raramente) pessoais desnecessários, infantilidades e deterioração de um ambiente acolhedor e de fácil assimilação.

Com isso tanto o projeto como toda a comunidade escolar saiu perdendo e muito,mas não estou disposto a consertar o que fiz pois preciso das mãos que quebraram junto comigo e elas não vão se unir nunca mais. Deixe como está e que,como disse antes, a nova geração consiga ao menos dar um novo norte e recriar um ambiente mais "tragável" à cidade.


Curtam bastante esse resto de verão que ainda temos pela frente e semeem ao menos a paz e tranquilidade, só discutam e raramente briguem se assim necessário for. De discórdias o mundão tá cheio e com muita sobra.

Então obrigado a todos que fizeram parte e que presenciaram a ascensão e queda de uma das muitas promessas mal-sucedidas de Capão da Canoa.

Riachuelo, sentirei saudades.

03/02//2011,

escrito por Lucas Melo.

lucasmelorubira@gmail.com

http://twitter.com/eubemqueavisei

Nenhum comentário: